terça-feira, 24 de novembro de 2009

AIDS e a Queda do Muro de Berlim


As informações sobre a AIDS chegam no Brasil através da mídia antes de serem confirmados casos no país. A mídia foi o principal e praticamente o único meio de informação sobre a nova epidemia que estava se alastrando pelo mundo na década de 80, denominada de "câncer gay" e "praga gay".

Instaurou-se um caos de saúde pública no país que estava em evidente retrocesso após o autoritário regime da ditadura militar. Não existiam serviços de saúde direcionados ao combate dessa situação.

Dentre as pessoas infectadas pela doença muitos eram artistas, músicos, membros das classes média culta, intelectuais e membros de grupos sociais próximos da mídia.

Os Primeiros casos registrados no país são na cidade de São Paulo.

1985 Cria-se em São Paulo O Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS (GAPA), primeira ONG ciada no país para trabalhar com a AIDS.

Personalidades da época que foram vítimas da doença:

1983 Markito (Famoso estilista da época)
1989 Lauro Corona (Ator)

1989 Cazuza (Músico)

1997 Betinho (Sociólogo)


Vídeo:
No mesmo período, no dia 9 de novembro de 1989, depois de 28 anos o Muro de Berlim vem abaixo junto com o sistema socialista que havia sido implantado no leste da Europa separando diversas famílias.

A queda do muro marca também o fim da Guerra fria e o primeiro passo para a reintegração da Alemanha, as pessoas saem as ruas para ajudar na destruição do muro e para comemorar o momento, uma nova esperança resurge.

Enquanto uns estão decretados a morte outros iniciam uma nova vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário