SOBRE O ENCONTRO
O Próximo Ato – Encontro Internacional de Teatro Contemporâneo é um programa anual de reflexão teórico-prática que reúne artistas e intelectuais brasileiros e estrangeiros. É realizado pelo Instituto Itaú Cultural com apoio do British Council, Consulado Geral da França, Goethe Institut – São Paulo e Centro Cultural da Espanha – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.
Desde sua 4ª edição, em 2006, o encontro debate a experiência de teatro de grupo no Brasil. Um conselho formado por Antonio Araujo, José Fernando de Azevedo e Maria Tendlau assina o recorte curatorial desde aquele ano, quando o foco principal foi a questão: “O que é o teatro de grupo e qual é o espaço onde os coletivos teatrais se inserem artística, política e economicamente?”. Em 2007, objetivou-se identificar a relação entre as formas de organização e a poética dos grupos, e se iniciou um compartilhamento de práticas de criação com participantes de 50 grupos de teatro.
Em 2008 aprofundou-se o debate sobre experiência e forma na produção do teatro de grupo no Brasil. Além da programação em São Paulo, o Próximo Ato organizou encontros em Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre, promovendo a articulação entre artistas e campos artísticos e coletando, organizando e analisando informações sobre a arte e a cultura brasileiras de maneira descentralizada.
Agora, na edição 2009, retomamos esse percurso com encontros em Brasília, reunindo 25 grupos da região centro-oeste, e em Belém, com 30 grupos do norte. O encontro nacional acontece em novembro, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, com representantes de grupos dos 27 estados brasileiros. Assim se encerra o ciclo de 4 anos de discussões sobre a experiência do teatro de grupo no Brasil.
2009
TEATRO DE GRUPO: FORMAS DE CONVÍVIO E AMADURECIMENTO
A sétima edição propõe um debate acerca das formas de convívio engendradas no interior dos coletivos teatrais e de como estas formas garantem ou não um amadurecimento potente destes grupos. Nicolas Bourriaud, em Estética Relacional, afirma “Sabe-se que as atitudes se tornam formas; agora, deve-se levar em conta que as formas induzem modelos de sociabilidade”.
Foram convidados dois representantes de teatro de grupo dos 26 estados, além de 80 grupos paulistas para o encontro nacional. Serão lançados os livros Estética Relacional e Pós-Produção – Como a Arte Reprograma o Mundo Contemporâneo, do crítico de arte e curador francês Nicolas Bourriaud, e Escritura Política no Texto Teatral, do teórico e ensaísta alemão Hans-Thies Lehmann. Esses autores, assim como o filósofo Paulo Arantes, o psicanalista Eduardo Losicer, o pesquisador Óscar Cornago e a performer Eleonora Fabião, guiam o encontro.
O Próximo Ato afirma-se como programa nacional e intensifica a cooperação internacional entre o Itaú Cultural, o Centro Cultural da Espanha − São Paulo (Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento − Aecid), o Conselho Britânico, o Consulado Geral da França e o Goethe-Institut São Paulo. O instituto agradece o apoio do Centro Cultural São Paulo, que disponibiliza salas para as vivências práticas; da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Abrace), que traz Hans-Thies Lehmann e Óscar Cornago a São Paulo, da Editora Perspectiva, que promove o lançamento do livro desse pensador alemão; da editora Martins Martins Fontes, que apoia o lançamento dos livros e a participação de Nicolas Bourriaud; e finalmente dos grupos Teatro de Narradores, Teatro da Vertigem e Grupo XIX de Teatro, que abrem suas sedes para encontros de discussão.
Sonia Sobral
Gerente do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural
Usuário:DarwIn/Lista03
Há 2 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário